A implementação do Trem de Alta Velocidade (TAV) brasileiro será acompanhada pela Comissão de Viação e Transporte (CVT), que aprovou, nesta quarta-feira (7), o requerimento do deputado Jaime Martins (MG), propondo a instalação da Subcomissão de Ferrovias & TAV.
Segundo o parlamentar, “além de fiscalizar o TAV e transportes sobre trilhos, a subcomissão pretende propor mudanças, incrementos e crescimento de parcelas do orçamento público para investir nesses modais”. Ele destacou esse tipo de transporte é eficaz e vai otimizar a movimentação de pessoas e cargas.
“Existe um atraso evidente no que se refere ao transporte sobre trilhos. Para esclarecer dúvidas e avançar em debates, sugeri a criação dessa subcomissão permanente. Precisamos aumentar o transporte de cargas, via ferroviária e diminuir o número de caminhões pesados nas estradas. Já no segundo semestre vamos promover um grande seminário internacional com a participação da iniciativa privada de diversos países e trazer ao debate as vantagens do trem de alta velocidade”, informou.
Na oportunidade, a CVT aprovou, por unanimidade, o parecer de Martins à Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 83/13, que pretende verificar a regularidade da aplicação dos recursos federais nas obras da Ferrovia Oeste-Leste (BA). O deputado explicou que a ação será conjunta com o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele explica que os relatórios do órgão serão fundamentais para a avaliação.
“Prevemos reuniões com autoridades da área ferroviária, dentre elas, a Valec [empresa estatal de engenharia, construções e ferrovias]. Vamos monitorar os projetos da ferrovia oeste-leste, norte-sul, e da ferrovia transcontinental. Pretendemos estabelecer as conexões necessárias com estados, municípios e países vizinhos no sentido de desenvolver a ferrovia como um modal de transporte de cargas e de passageiros”, pontuou.
A instalação da Subcomissão de Ferrovias & TAV está prevista para a próxima semana.
Carola Ribeiro