O deputado Jaime Martins (MG) foi designado vice-presidente da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural durante reinstalação do colegiado, nesta quarta-feira (18). Segundo o parlamentar, o país atravessa uma crise energética forte e deve dar mais atenção a produção de energias renováveis.
“Precisamos estimular a produção de energias como a eólica e a solar. Os países que tomaram essa decisão tem conseguido avançar rapidamente. A Alemanha, por exemplo, tomou uma decisão política e está abandonando a sua matriz energética tradicional, que era baseada em energia nuclear. É impressionante o que o país conseguiu fazer em termos de ampliação da utilização da energia fotovoltaica e solar”, afirmou Martins.
O parlamentar reiterou que o Brasil também pode e precisa enfrentar esse desafio de produzir energia mais barata e menos poluente. Ele cita o exemplo do uso de gás de xisto nos Estados Unidos. “Chegou a 70% a redução do custo da energia americana e é isso que está propiciando a retomada da indústria lá”. Martins apontou ainda que no colegiado será possível avançar em legislações e pesquisas tecnológicas viáveis.
O deputado Evandro Roman (PR) destacou a exploração no Paraná. Segundo ele, as regiões de Pitanga e Mato Rico já foram exploradas no passado e possuem grande reserva de gás natural. “A exploração dessa energia renovável nos traz a certeza de preço barato, atendimento regional, emprego e royalties para os municípios que tem o produto. Com o potencial que o estado tem, vejo o gás natural como uma grande fonte energética do futuro no estado.”
Jaque Bassetto