O deputado Jaime Martins (MG), presidente da Subcomissão das Ferrovias, afirmou que acompanhará de perto o novo modelo de exploração e investimento em ferrovias, conhecido como open access, apresentado por Jorge Luiz Macedo Bastos, presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), durante audiência pública, nesta quarta-feira (28), na Comissão de Viação e Transportes. Bastos abordou ainda a situação atual do órgão, projetos futuros para ampliar a malha viária, a estrutura operacional e a forma de atuação da agência.
“Existe em curso uma proposta de modernização do transporte de passageiros, de cargas e ferroviário. Como presidente da subcomissão vou agendar novas reuniões para tirar todas as dúvidas, uma vez que assuntos dessa envergadura não se esgotam em uma audiência”, afirmou Martins.
Conforme Bastos, entre os novos projetos da agência estão a criação de condições para utilizar o transporte ferroviário na movimentação de carga; prover o Brasil de malha ferroviária moderna e integrada; ampliar a capacidade de transporte e diminuir gargalos logísticos; desenvolver novo modelo de exploração e investimento (open access); e construção de aproximadamente 11 mil km de novas linhas, com investimentos de R$ 99 bi. Ainda segundo ele, as concessões atuais de ferrovias no país são essencialmente voltadas para exportação de commodities agrícolas e minerais.
Jaque Bassetto