O deputado Ricardo Izar (SP) foi escolhido, nesta quarta-feira (28), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Regulamentação de Profissões. O Colegiado pretende dar notoriedade à causa de profissionais, com ou sem ensino superior, como historiadores, arqueólogos, teólogos, designers de interiores, radialistas, paisagistas, pedreiros, entre outros que aguardam a regulamentação de suas atividades.
Para Izar, não é justo que esses profissionais sejam afetados no mercado de trabalho, “já que o Ministério da Educação autoriza a formação em tantos cursos superiores. O aluno paga, frequenta e depois de formado não tem o reconhecimento necessário. Se o curso está regulamentado, a profissão também deve estar”, defendeu o parlamentar.
Izar apresentou levantamento apontando que, desde 1946 até agora, dos 300 projetos para regulamentação profissional que já passaram pelo Congresso, mais de 120 foram arquivados. “Espero que a frente consiga fazer essas propostas tramitarem com mais celeridade”, concluiu.
Danielle Marques