Izar pede interferência do Congresso para transferência de urso argentino

Deputado Ricardo Izar (SP) - Foto: Gustavo Lima (Agência Câmara)

O sofrimento do urso polar Arturo, que há 20 anos vive no zoológico de Mendonza, na Argentina, motivou o deputado Ricardo Izar (SP) a utilizar a tribuna, nesta segunda-feira (4), para cobrar interferência do Congresso na transferência do animal para o Centro de Conservação de Ursos Polares, no Canadá. De acordo com o parlamentar, a temperatura da região de Mendonza passa dos 30º no verão e a situação do animal piorou depois da morte de sua companheira, Pelusa, há dois anos.

“Esta Casa deve manifestar-se junto ao governo argentino em prol da transferência de Arturo para o Canadá, que é um país mais frio e, logo, a melhor opção. Não podemos mais aceitar que os animais, sobretudo os de grande porte, continuem morrendo em cativeiro e servindo de entretenimento em zoológicos. Arturo está sendo considerado o urso mais triste do mundo, ainda mais após a morte de sua companheira de cativeiro, Pelusa”.

Segundo o parlamentar, ativistas do Greenpeace e de outras organizações não-governamentais (ONGs) criaram uma campanha online denominada “Salve o Urso Polar Arturo”, para pressionar os governos a transferi-lo para o Canadá.  “A iniciativa, no entanto, ainda não obteve sucesso”, ressaltou Izar.

O parlamentar também relatou em seu discurso, que embora o centro de conservação tenha demonstrado interesse em aceitar o animal, “o zoológico argentino recusou a oferta e não entregou os documentos necessários para o transporte do mesmo, alegando que Arturo não sobreviveria à viagem”.

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *