O deputado Ricardo Izar (SP) solicitou e a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) incluiu, nesta quarta-feira (27), o diretor-presidente da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (AbIIS), Carlos Eduardo Gouvêa, como expositor na audiência pública que vai debater a variação de preços de órteses [talas e palmilhas ortopédicas] e próteses [marca-passo, aparelhos auditivos e silicone] em hospitais públicos e privados.
“Dados recentes indicam que as órteses e próteses são responsáveis por gastos elevados que afetam tanto as operadoras privadas de plano de saúde quando ao Sistema Único de Saúde (SUS). Acredito que a contribuição do senhor Carlos é muito importante para que possamos chegar a uma conclusão”, disse Izar.
Segundo Izar, a ABIIS é um consórcio formado por três associações: a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed) e a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes (Abraidi). O deputado acredita que com a presença do diretor, dúvidas quanto as supostas irregularidades cometidas pelos fabricantes podem ser sanadas.
A audiência ainda não foi agendada.
Carola Ribeiro