Izar: é possível reduzir a emissão de gases de efeito estufa até 2020

Deputado Ricardo Izar (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Ricardo Izar (SP) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Ricardo Izar (SP) afirmou estar confiante de que o país e o mundo podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2020. Ele participou, nesta quinta-feira (11), de seminário realizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), que discutiu as principais metas que serão debatidas na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP-21), que acontecerá no final do ano, em Paris.

“Precisamos de um empenho tanto por parte dos governos, quanto das empresas do setor energético para alcançarmos as metas de redução da emissão desses gases. Os dados aqui registrados deixam claro que é possível visualizar uma melhora, em cinco anos. Foi relatado também que um dos maiores causadores do problema é a atividade pecuária. Esse segmento da economia é fácil de controlar.”

Em sua exposição, o coordenador do Observatório do Clima, Tasso Azevedo, destacou que climatologistas vêm notando um aumento significativo na temperatura mundial, o chamado aquecimento global. Ele destaca que a poluição do ar tem provocado derretimento das calotas polares e o aumento no nível das águas do mar.

“Cerca de 60 gigas/toneladas de emissões de gases contribuem para isso [aumento da temperatura]. A emissão per capita do Brasil é superior ao restante do mundo e os estados do Pará e Mato Grosso são os que mais contribuem com o problema por conta da atividade pecuária e do desmatamento.”

Tasso destacou que as principais metas para que a redução seja uma realidade em 2020 são desmatamento zero; manejo de 50% das pastagens; implementação de metas nas políticas públicas de biocombustíveis, saneamento básico e de resíduos sólidos; e zerar o crescimento energético de combustíveis fósseis, em cinco anos.

Entenda – Gases do efeito estufa, em grande parte, são produzidos por seres humanos em suas atividades pecuárias, industrial e queimadas de florestas, por exemplo. A emissão desses gases para a atmosfera dificulta a dispersão para o espaço da radiação solar e segura o calor dentro da Terra.

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *