A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) promoveu audiência pública nesta quinta-feira (20) para discutir a matança de cães no município de Santa Cruz do Arari (PA). O deputado Ricardo Izar (SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais, cobrou políticas públicas eficazes para o cuidado com os animais domésticos. Segundo ele, a questão da saúde animal parece ter valor apenas quando diz respeito à comercialização das carnes e peles. Izar afirma que há falta de compromisso por parte do Ministério da Saúde.
“Zoonose é saúde humana também. A leishmaniose mata mais do que a dengue, mas o Ministério da Saúde se omite quanto a isso. Sabemos da necessidade do controle populacional, mas hoje o parlamentar não pode mandar recurso porque não existe uma rubrica para tanto. O ministro Padilha está para cria-la há dois anos e nada. Ou é má vontade, ou ele não entende do assunto”, pontuou.
De acordo com as investigações da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA), cerca de 300 cachorros foram apeados – amarrados no focinho e pescoço – e jogados no rio. A promotora, Eliane Moreira disse que o prefeito Marcelo Pamplona pagou de R$ 5 a R$ 10 por cão capturado. “A justificativa foi que o município estava infestado de cães doentes. Mas segundo a Secretaria de Saúde do Estado, não havia surto de raiva, leishmaniose ou outras doenças naquela região”.
O vereador da Câmara Municipal de Belém (PA), Igor Normando, afirmou que o apoio da Câmara dos Deputados é imprescindível para reverter essa situação tanto no município, como no Estado. “Essa interlocução com o deputado Ricardo Izar é muito importante para dar legitimidade ao movimento”.
O denunciante da matança dos cães de Santa Cruz do Arari (PA), Aragonei dos Santos Bandeira, ressaltou que o Ministério Público do Estado está investigando o fato, mas que o prefeito tenta comprar falsos depoimentos dos moradores a seu favor.
“O prefeito mandou reunir o pessoal da Prefeitura para capturar os cachorros. Foi horrível. Eles arrastavam, quebraram as patas e arrancavam os couros dos cachorros. Resolvi filmar. Quando me dei conta, os meus cachorros também estavam espremidos em um barco, prontos para serem jogados no rio. Espero que a justiça seja feita”.
O deputado Ricardo Izar (SP) cobrou mais agilidade na instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprofundar os debates e receber novas denuncias em relação aos maus tratos animais.
Carola Ribeiro
[audio:http://psdcamara.org.br/wp-content/uploads/2013/06/Izar-cobra-politicas-publicas-eficazes-em-defesa-dos-animais-21-06-2013.mp3|titles=Izar cobra politicas publicas eficazes em defesa dos animais 21-06-2013]