Marcos Montes: faltam investimentos em tecnologia para exploração mineral

Deputado Marcos Montes (MG) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Marcos Montes (MG), vice-líder do PSD, afirmou, nessa quarta-feira (21), em audiência pública que discutiu o apoio tecnológico necessário para a implantação do novo modelo do setor mineral, que o Brasil tem uma potencialidade enorme, a maior do mundo, mas que infelizmente não é plenamente explorada pela falta de investimentos em tecnologia. “Nossa potência mineral ainda pode ser dobrada ou triplicada. Os avanços dependem exclusivamente de investimentos em pesquisa e tecnologia”.

Vice-presidente da comissão especial que analisa o marco regulatório da mineração (PL 37/11), o deputado destacou ainda que, o Canadá, por exemplo, aplica seis vezes mais recursos na área do que o Brasil. “Essas audiências estão sendo muito ilustrativas. O Brasil está sentado em cima de uma grande riqueza, que é um dos equilíbrios de nossa balança comercial, mas que podem trazer ainda muito mais oportunidades ao país. Temos, por exemplo, a possibilidade de exploração marítima, que não ocorre por falta de recursos”.

Fernando Antonio Freitas Lins, diretor-geral do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), ressaltou que as micro, pequenas e médias empresas, responsáveis por 70% da mineração no país, carecem de atualização técnica e organizacional. “Podemos transformar o Brasil em líder mundial em um setor para o qual já apresentamos vocação natural e podemos ampliar sensivelmente nossa competividade. Para isso, no entanto, precisamos de mais recursos públicos para pesquisa e atração de investimentos privados para o setor”.

Verônica Gomes

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *