Com a intenção de subsidiar os trabalhos da comissão especial que analisa a unificação das polícias civis e militares, a deputada Raquel Muniz (MG) propôs seminário, a ser realizado em Montes Claros (MG), para ouvir o que pensam autoridades, especialistas e interessados no assunto. O convite aos demais membros do colegiado foi feito nesta terça-feira (5) durante reunião da comissão.
“Vamos nos reunir e discutir com as polícias civil, militar, federal e rodoviária federal de lá esta questão da unificação da polícia. É importante a comissão se deslocar, porque as leis são ditadas de acordo com os costumes, então a gente tem que ir até a base para ouvi-los e trazer essa importante contribuição”, disse a deputada.
Raquel pontuou também, que a capacitação dos agentes é um pré-requisito para caso ocorra a unificação das polícias no futuro. Ela reforçou a importância de tornar o ciclo completo de polícia uma realidade. Este ciclo permite que a mesma corporação policial execute as atividades repressivas, de investigação criminal e de prevenção aos delitos, explicou a parlamentar.
“Muitas vezes a polícia não consegue fechar todo o atendimento que é oferecido para a população. A unificação é um debate importante, mas quando o ciclo for completo, com promoção e capacitação dessas polícias, essa unificação será uma realidade, como já acontece em outros países”, concluiu.
Serviço
Seminário sobre Unificação das Polícias Civis e Militares – Visibilidade e seus desdobramentos
Local: Câmara Municipal de Montes Claros – Rua Urbino Viana, nº 60 – Vila Guilhermina
Data: 8 de abril, das 14h às 17h
Carola Ribeiro