Os vice-líderes do partido, deputados Indio da Costa (RJ) e Joaquim Passarinho (RJ), fizeram, nesta quinta-feira (28), um balanço da votação da reforma política até o momento. Segundo eles, foi um processo difícil, mas de coragem. “Estamos avançando e dando passos na direção de uma democracia mais sólida”, pontuou Indio.
Ele destacou que entre os progressos estão a garantia do financiamento misto de campanha, um dos temas principais na opinião do parlamentar, e o término da reeleição para o Executivo. “Perdemos com a manutenção das coligações. Esse seria um avanço estratégico para o Brasil fortalecer os partidos e acabar com essas siglas de aluguel que não são poucas. Agora é aguardar os debates da próxima semana e avançar no que for possível”, acrescentou.
Passarinho enfatizou a coragem de colocar o assunto em votação e de chegar a um consenso. “São pontos muito polêmicos para os quais dificilmente vai se conseguir unanimidade. Ainda que não seja a reforma que sonhamos, o importante é que conseguimos avançar”, comentou.
Jaque Bassetto