O deputado Hugo Napoleão (PI) manifestou preocupação com o atraso no pagamento ao Projeto H-XBR, para aquisição de helicópteros para as Forças Armadas, ao ministro da Defesa, Celso Amorim, durante audiência pública, na terça-feira (9), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN).
“Existe uma defasagem muito grande na programação. E, apesar do esforço do ministério, temos a informação de uma demanda reprimida no valor de R$ 450 milhões. Isso me preocupa porque existem recursos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 bloqueados e isso causa sérios problemas em relação a todo o investimento feito na empresa pelo próprio governo”, salientou Napoleão.
Para o parlamentar, é preciso aumentar o orçamento em ao menos R$ 100 milhões. “O ministro disse que essa também é uma preocupação do governo e que está lutando tenazmente para obter os recursos necessários.”
Napoleão destaca que o Projeto H-XBR é uma iniciativa do Ministério da Defesa que tem por objetivo atualizar a frota de asas rotativas das três forças armadas com helicópteros de médio porte modernos e adequados ao cenário latino-americano.
Além de atender a necessidade das forças armadas, o projeto colabora com o desenvolvimento industrial e tecnológico e alavanca a criação de inúmeros postos de trabalho dentro do país.
Jaque Bassetto