Preocupado com o andamento das obras de infraestrutura para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, o deputado Heuler Cruvinel (GO) apresentou, nesta quarta-feira (6), proposta para a realização de audiência pública com representantes do governo e da sociedade civil para verificar o andamento dos cronogramas de execução dos projetos de melhorias na acessibilidade e mobilidade urbana. O requerimento 133/13 foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) e o debate deverá ser realizada em conjunto com a de Turismo e Desporto (CTD).
“É nossa missão garantir que os gestores públicos envolvidos nessas obras de infraestrutura cumpram as exigências legais estabelecidas na matriz de responsabilidades definidas na Resolução Gecopa 22”, afirmou Cruvinel, que é presidente da Subcomissão Especial das Obras de Mobilidade da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas (SubCopa).
Segundo o deputado, apenas 22,8% das obras de mobilidade urbana previstas foram realizadas. “O próprio TCU tem apontado os atrasos, e, ainda mais crítico, a possibilidade de várias delas não serem concluídas a tempo ou sequer serem executadas”, lamentou.
A resolução 22, publicada em dezembro de 2012, trata das obras necessárias que devem ser realizadas, especificando localidade e responsável, data de início e de conclusão, valor do investimento total e do financiamento público e privado a ser utilizado.
Serão convidados para o debate, os secretários extraordinários da Copa de 12 estados, o ministro do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz e o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.
Verônica Gomes