Derrubar fronteiras burocráticas e facilitar a entrada de turistas estrangeiros no país são iniciativas defendidas pelo deputado Herculano Passos (SP), vice-líder do PSD. A Comissão de Turismo (CTUR) discutiu, em audiência pública realizada nesta quarta-feira (15), mecanismos que possam facilitar a emissão de visto principalmente para os norte-americanos.
“É muito importante esta desburocratização. Mais de 50 milhões de turistas americanos viajam todos os anos e apenas 1% vem para o Brasil. Se facilitarmos a vida deles, chegaremos perto do número de brasileiros que vão para os Estados Unidos, com mais de 1,5 milhão de visitantes por ano”, disse.
Uma das possibilidades analisadas pelo colegiado é que os americanos, que representam o segundo público que mais visita o Brasil anualmente, fiquem isentos do visto até dezembro de 2016. A medida é apoiada pelo Ministério do Turismo, além de ser vista como uma forma de amenizar a crise financeira.
“Apenas seis milhões de turistas estrangeiros estiveram no Brasil no ano passado. Um país como a França, por exemplo, recebe 84 milhões por ano, é muito menor e tem muito menos a oferecer”, lembrou o deputado.
O embaixador e diretor do Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos da Subsecretaria Geral das Comunicações Brasileiras no Exterior, Rodrigo do Amaral Souza, destacou que atrair o norte-americano pode ser uma iniciativa próspera e rentável. “Os americanos são os que mais gastam e têm mais tempo para ficar no país. Eles precisam de um tratamento diferenciado.”
Dados do Ministério do Turismo apontam que, no ano passado, mais de 650 mil americanos viajaram para o Brasil. Eles só ficam atrás dos argentinos, que somaram mais de 1,5 milhão no mesmo período.
Renan Bortoletto