A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) irá debater o estágio atual das hepatites crônicas no Brasil; o tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS); o acesso às novas drogas; e o estágio atual do Programa de Diagnóstico de Novos Casos. O requerimento de audiência pública, de autoria do deputado Geraldo Thadeu (MG), presidente da Comissão de Minas e Energia, foi aprovado nesta quarta-feira (2).
Segundo Thadeu, em julho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites. “Esta Casa, que já foi cenário de mobilizações por campanhas de conscientização e ações pela garantia da qualidade no atendimento aos portadores da doença, a exemplo de evento realizado em 2009, com testes de detecção da doença, vacinação, audiências e palestras, pode e deve apoiar as atividades que serão realizadas em todo o país. E uma audiência pública em maio é uma excelente forma de continuarmos os debates e contribuirmos com este tão precioso trabalho por salvar vidas”, justificou o parlamentar.
Para o debate foram convidados o deputado Darcísio Perondi, presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Fábio Mesquita, diretor do Departamento do Programa DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, , Jeová Pessin Fragoso, o coordenador do Grupo Esperança e o gastroenterologista, Hoel Sette Júnior.
O debate ainda não tem data agendada.
Jaque Bassetto