O Instituto A Moda é Viver recebeu R$ 150 mil provenientes de emenda do deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) ao Orçamento da União. O instituto é uma entidade sem fins lucrativos que tem se empenhado no combate à automutilação e ao suicídio de adolescentes e jovens no município.
É por meio das atividades musicais, da dança e do esporte que desenvolve suas principais ações na comunidade. Atualmente, o projeto, localizado em Caracaraí (RR), atende a cerca de 150 crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos.
Foram os altos índices de casos de suicídio no município que motivaram a criação do A Moda é Viver. Com a emenda destinada por Cathedral, o instituto adquiriu instrumentos musicais e equipamentos, que foram entregues em 30 de maio, na sede da instituição.
Grupo de risco
No evento, o deputado, que faz parte do grupo de risco para a Covid-19, foi representado pelo filho José Haroldo Cathedral, presidente do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER).
“Fico muito satisfeito em ter contribuído com o brilhante trabalho que vem sendo realizado pela equipe do A Moda é Viver. Desde que esse projeto iniciou, muitas vidas já foram e estão sendo salvas, porque os jovens precisam de incentivos para seus sonhos. E é por meio da música, do esporte, da dança, que eles também podem vivenciar e compreender que é possível acreditar em si e realizar sonhos. Portanto, acredito que apoiar projetos sociais como o do Instituto A Moda é Viver é apostar em muitas melhorias para nossos jovens de Roraima”, afirmou Haroldo Cathedral.
Estímulo
A presidente e fundadora do instituto, Alda Araújo, aproveitou o evento para agradecer o apoio do deputado e pontuou que o investimento do parlamentar é um estímulo para a juventude de Caracaraí.
“Fiquei muito feliz com esse apoio recebido através da emenda do deputado, que vai nos ajudar muito com nossas atividades. Com certeza, é uma vitória para nossas crianças”, disse.
Com o aporte recebido, a entidade adquiriu violões, flautas, bateria, teclados, microfones, além de computadores, televisão e mesas de som, dentre outros itens.
Direitos Humanos
Zé Haroldo Cathedral disse que os R$ 150 mil repassados para o instituto foram oriundos de emenda parlamentar de 2020, indicada junto ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
“Os voluntários do instituto conseguem mudar a vida das crianças. É muito gratificante ver tudo isso acontecendo e poder fazer parte de alguma forma desse projeto que salva vidas”, disse Zé Haroldo, emocionado.
Assessoria de Imprensa do deputado Haroldo Cathedral