Dos 144 municípios do Pará, 95 aderiram ao programa Internet para Todos na primeira etapa. Segundo o Deputado Joaquim Passarinho (PA) “a iniciativa é muito importante para o seu estado e que vai gerar maior inclusão digital”.
As Prefeituras que ainda não manifestaram interesse, podem fazê-lo para a segunda etapa. Em todo o país, mais de 2,4 mil Prefeitos assinaram o Termo de Adesão ao Internet para Todos.
A internet será conectada via Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), em órbita desde maio do ano passado. Além dos cidadãos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) passarão a usar prontuários eletrônicos e escolas públicas a ter acesso à internet para fins pedagógicos.
“Para quem não sabe, o satélite tem duas características principais: a sua vida útil, que é de 18 anos, e a sua capacidade, que é de tal ordem que ultrapassa a somatória de todos os satélites privados que operam hoje no país. Com essa capacidade, firmamos convênios com três ministérios, além dos municípios”, lembrou o Ministro da Ciência e Tecnologia, Comunicações e Inovação, Gilberto Kassab.