O deputado Geraldo Thadeu (MG) participou de seminário sobre hepatite realizado em Santos (SP) na última semana. O evento, realizado pelo Grupo Esperança e Open Society Foundation, teve como tema principal o acesso aos medicamentos e kits de diagnóstico para Hepatite C.
O deputado é presidente da Frente Parlamentar contra as Hepatites na Câmara dos Deputados e destacou a importância do evento. “O seminário apresentou propostas e ações efetivas de alto nível no combate à doença, assim como na prevenção, diagnóstico e tratamento adequados. Uma boa notícia aos portadores de hepatite é que dentro de um ano estará à disposição um novo medicamento com eficácia para negativar o vírus no organismo”, afirmou.
Um dos objetivos específicos do encontro foi simplificar a distribuição de medicamentos para o tratamento de hepatites virais e melhorar a notificação de casos, com a finalidade de verificar o real impacto no custo do sistema de saúde. Segundo o representante do Ministério da Saúde, a partir de agora, essas doenças terão maior atenção do Governo Federal.
A hepatite é uma inflamação no fígado e pode ser do tipo A, B ou C. É importante fazer o exame mesmo sem sintomas. A prevenção é feita também pelo uso de preservativo na relação sexual, e o não compartilhamento de objetos cortantes e de higiene pessoal.
Da Assessoria