Em audiência pública, nesta quarta-feira (2), o deputado Geraldo Thadeu (MG), presidente da Comissão de Minas e Energia (CME), afirmou que o risco de racionamento de energia está descartado. “Se acontecer, o Brasil está preparado. Nossa produção dobrou, nossas redes de distribuição estão interligadas e o Ministério de Minas e Energia nos colocou em condições suficientes para evitar o racionamento”.
Autor do Requerimento 299/14, que sugeriu o debates sobre a crise no sistema elétrico, Thadeu lembrou que “se tivéssemos enfrentado o racionamento de 2001 com uma estiagem como essa de hoje, seria o caos total. Embora o país esteja vivendo a mais severa estiagem dos últimos 84 anos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, nossa situação hoje é bem mais tranquila”, observou.
Além dos membros, participaram do debate os presidentes da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite; da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim; da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Franklin Gonçalves; e da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abracell), Reginaldo Medeiros.
Danielle Marques