O deputado Geraldo Thadeu (MG) destacou, na última semana, a situação crítica vivenciada por refugiados políticos (sarauís) no Saara Ocidental. O território, localizado na África, é reivindicado pela República Árabe Saharauri e pelo Marrocos, que ocupa militarmente a região.
“Há décadas não se via situação de fome e má nutrição entre os quase 200 mil refugiados do Saara Ocidental. O Brasil espera a adoção de uma solução negociada e pacífica ao litígio. No entanto, nós parlamentares não podemos eximir-nos da responsabilidade de discutir tema de tamanha relevância, visto a condição de penúria desses refugiados”, analisou Thadeu, que é membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara.
A situação foi confirmada por Mohamed Laarosi, embaixador em missão no Brasil. Ele agradeceu, em visita à Liderança do PSD, a sensibilidade de Geraldo Thadeu em trazer o tema para o Congresso Nacional. “Parte da população vive em condições precárias devido aos conflitos. Sem energia elétrica e água potável. Encontramos no PSD ouvidos sensíveis para levar o tema ao centro de interesses”, afirmou.
Thadeu informou ainda que já apresentou, na CREDN, requerimento para debater a situação do Saara Ocidental. “Espero apoio para que o povo brasileiro e as autoridades conheçam o drama do povo sarauí e para que possamos atuar para evitar catástrofes”, concluiu.
Luís Lourenço