Indicado pelo Partido Social Democrático (PSD), o deputado Geraldo Thadeu (MG) assumiu, na manhã desta quarta-feira (26), a presidência da Comissão de Minas e Energia (CME), ao lado do deputado Marcos Montes (MG), eleito pelo colegiado com 24 votos, como primeiro vice-presidente.
Thadeu destacou que o objetivo é dar sequência aos trabalhos e contribuir para que aconteça, de fato, avanço no setor energético do país. “Sou grato pelo respeito e confiança do meu partido e pretendo trabalhar muito, principalmente nesse momento de dificuldade que o Brasil vive, sem chuvas, enfrentando a maior estiagem dos últimos 70 anos, colocando em risco toda a nossa produção de energia elétrica”, pontuou.
Montes, que já era membro da comissão e participou ativamente do debate ano passado sobre o Novo Código da Mineração, chamou atenção para a importância do texto ser aprovado ainda este ano.
O parlamentar ressaltou a necessidade de discussões mais dinâmicas por parte dos membros do colegiado em função do calendário reduzido pelo período eleitoral. “O Brasil vive hoje um momento de decisão. Nosso equilíbrio de balança comercial passa por essa comissão e a mineração é a grande responsável junto ao agronegócio. Precisamos alcançar as alternativas que possam dar mais tranquilidade aos investidores”, observou o deputado.
Danielle Marques