G1 – Globo | Economia: Veja a repercussão política do resultado do PIB do 1º trimestre

Economia brasileira encolheu 0,3% de janeiro a março.

Deputados criticaram política econômica.

A recessão brasileira se aprofundou neste início de ano. No primeiro trimestre de 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 0,3% em comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a quinta queda trimestral seguida do PIB brasileiro. Em 2015, a economia brasileira “encolheu” 3,8% o pior resultado em 25 anos.

Economia encolheu pelo 5º trimestre

Na comparação com o mesmo período de 2015, houve queda de 5,4% no PIB a oitava contração seguida da economia.

Veja abaixo a repercussão políticia do resultado:

Deputado Rubens Bueno (líder PPS-PR) Isso vem de um efeito ressaca. O ex-presidente Lula disse que isso era apenas uma marolinha, mas estamos vendo o efeito até hoje. O governo petista tomou medidas por puro e simples populismo e sem se preocupar com o equilíbrio macroeconômico. Esse resultado divulgado hoje é fruto da má gestão do governo anterior, de um governo que gastou mais do que arrecadou. Basta ver o déficit orçamentário desse ano.

Deputado Rogério Rosso (líder PSD-DF) “Esse resultado confirma o equivocado modelo econômico adotado no Brasil nos últimos anos. Os principais indicadores econômicos e produtivos brasileiros estão no vermelho. Precisamos recuperar a credibilidade do país perante os investidores, implantar ações que visem a produtividade e competitividade dos produtos e serviços produzidos no país. Está claro que uma das prioridades do presidente Temer é interromper a escalada do desemprego através da implantação de um conjunto de medidas e ações focadas na retomada do crescimento.”

Deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA) “Torço para que saíamos logo dessa crise, mas ela ainda não acabou, ela nunca foi causada por uma única pessoa. Achar que impeachment resolveria a crise econômica era uma ingenuidade. O presidente interino não é capaz de resolver essa crise pelo que apresenta. Ele está refém de uma maioria parlamentarocasional. O governo tem jogado na defesa por conta dos seus próprios erros.”

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *