A Frente Parlamentar Mista pela Defesa, Apoio e Fortalecimento da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (FPRIDE) realizou, na quinta-feira (24), sua primeira reunião itinerante deliberativa. O presidente do colegiado, deputado Rogério Rosso (DF), vice-líder do PSD, ouviu sugestões dos empresários e apresentou detalhes das ações em tramitação na Câmara dos Deputados para o fomento do desenvolvimento da região.
“Para encontrar soluções, não adianta apenas ficar no Congresso Nacional. Precisamos ir aos municípios escutar os envolvidos e esse foi o objetivo aqui. A PEC que cria a Zona Franca da região metropolitana já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. Também aprovamos um projeto de lei complementar no Plenário, inserindo novos municípios para participar da região integrada. Essa proposição, inclusive, já está no Senado. Temos ainda vários outros projetos que adequam e vão transformar essa área em uma das mais dinâmicas do país”, destacou.
O encontro aconteceu na cidade de Valparaíso (GO) e reuniu cerca de cem empresários da região, além do vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, prefeitos, vereadores e líderes de entidades do setor produtivo.
A prefeita de Valparaíso, Lucimar Conceição, elogiou a iniciativa do colegiado e disse que os projetos propostos atendem as necessidades dos moradores das cidades envolvidas. “O que precisamos é de desenvolvimento, de investimento público, infraestrutura, além da participação da iniciativa privada, para geração de emprego e renda, e melhoria da qualidade de vida da nossa população. Tenho certeza que, a partir dessa iniciativa, teremos muitos frutos.”
O prefeito de Novo Gama (GO), Everaldo Vidal, lembrou que as ações da Ride vão reduzir os problemas sociais causados com a migração dos moradores. “Hoje, aproximadamente meio milhão de pessoas se deslocam do entorno para Brasília a fim de trabalhar, e isso faz com que esses locais sejam considerados cidades-dormitórios. Trazendo a zona franca para o entorno, essas pessoas vão poder trabalhar onde moram, reduzindo os deslocamentos e melhorando o trânsito.”
O presidente da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Valparaíso, Etevaldo Silva, é amazonense e sabe como a zona franca instalada em Manaus (AM) é importante. Para ele, esse modelo vai beneficiar todo o Centro-Oeste. “Vai trazer investimentos para a educação, saúde, segurança e grandes incentivos para que as empresas possam ajudar a todos.”
A frente parlamentar possui outras reuniões marcadas em Vila Boa, Águas Lindas, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Formosa.
Diane Lourenço