Joana Dantas
O presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), presente a audiência pública sobre a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), reforçou a necessidade de conclusão total do empreendimento e disse que irá acompanhar de perto a construção dos trilhos.
Segundo o parlamentar, esse modal de transporte vai resultar em um impacto social e econômico relevante a Mato Grosso. “Levar a produção do Estado a portos centralizados no Sul do país é muito caro. Este custo tem reflexo nos preços de todos os produtos que entram e saem de Mato Grosso. A Ferrovia é uma alternativa de escoamento econômica e inteligente para um país com ambições de ser a quinta economia mundial em médio prazo”, destacou.
A Ferrovia totaliza 1.638 quilômetros (km), orçado em R$ 6,4 bilhões. A Empresa responsável, VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, prevê concluir a 1ª etapa, trecho de 598 km compreendido entre o município de Lucas de Rio Verde (MT) e Vilhena (RO), em 2014. Para tanto, serão investidos R$ 2,3 bilhões, recurso assegurado no Programa de Aceleração (PAC).
Mato Grosso pleiteia mudança no projeto executivo para assegurar a construção de uma ponte rodoferroviária sobre o rio da Mortes. “No projeto básico, prevê a construção da ponte apenas para os trilhos. No entanto, se houver a adequação para comportar uma rodovia, tornaremos a ponte multifuncional, ampliando os benefícios da ferrovia para os municípios, sobretudo, aos da região do Araguaia”, explica o presidente da Frenlog.