Disputando com metrópoles como Madri, Berlim e São Paulo, o cenário natural de Foz do Iguaçu, no Paraná, conquistou os idealizadores do evento global e foi a cidade escolhida entre mais de 200 concorrentes para receber uma das etapas do X Games, o terceiro maior torneio esportivo do mundo. Os jogos são uma espécie de Olimpíadas dos esportes radicais, que a partir de 2013 adquirem formato global.
As competições ocorrerão dependências variadas de foz do Iguaçu, como as Cataratas do Iguaçu, a Usina de Itaipu e outras áreas. A ideia é inovar o formato dos jogos depois de 18 anos de existência, que de 02 localidades nos Estados Unidos, passa a ser realizada em 06 cidades ao redor do mundo. Cada etapa dos X Games terá uma singularidade que a distinguirá das demais, incluindo a introdução de novos esportes e elementos culturais que representarão as cidades sedes. O novo modelo pretende ampliar sua comunicação com o público jovem, incorporando atividades além dos esportes em sua programação – como shows e eventos de moda.
Para o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD-PR), este evento será uma grande oportunidade não só para a região de Foz do Iguaçu e para o estado do Paraná, mas também para o país; “a realização da etapa X Games em Foz do Iguaçu representa para o país tanto visibilidade quanto retorno financeiro, e poderá servir também para mostrar ao mundo uma região única do Brasil. Agora receberemos os três maiores eventos esportivos do mundo nos próximos anos: os X Games em 2013, 2014 e 2015; a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, isso significará grande retorno em turismo e comércio”, afirmou o deputado.
A candidatura de Foz do Iguaçu foi proposta pela BSB, empresa especializada em negócios do esporte, que defendeu a cidade paranaense devido ao apelo ambiental, dos amplos espaços integrados à natureza e pela possibilidade de expandir o eixo de grandes eventos esportivos – hoje restritos a São Paulo e Rio de Janeiro – para um destino inovador, mas que já possuísse infraestrutura turística adaptável para sediar um evento esportivo de grande porte. Lembrando que a cidade já recebeu os Jogos mundiais da natureza. Um evento 100% sustentável e ambientalmente correto é a intenção da empresa realizadora.
Foz receberá a terceira etapa prevista no calendário, entre os dias 18 e 21 de abril de 2013. A temporada terá inicio em janeiro na cidade de Aspen (EUA) e terminará no mês de agosto, em Los Angeles (EUA). O circuito também passará por Munique (ALE), Barcelona (ESP) e Tignes (FRA).
Projeto X Games no Congresso – A Brunoro Sport Business (BSB), empresa responsável pela organização dos X Games em Foz Iguaçu nos anos de 2013, 2014 e 2015, divulgou nesta quarta-feira (27), em reunião com deputados e senadores do Paraná e representantes do ministério do Esporte, o projeto desenvolvido pela BSB para os X Games no Brasil. “O X Games é um evento transmitido para mais de 382 milhões de lares em 175 países. Nos próximos três anos, estaremos representando o país e principalmente nossa capacidade de sediar grandes eventos esportivos para o mundo todo”, afirmou Marcelo Doria, presidente da Brunoro Sport Business, aos presentes.
X Games – Os X Games são um evento de esportes radicais criado em 1995, nos Estados Unidos, com o nome The Extreme Games. Atualmente conta com uma edição de verão e outra dedicada aos esportes de inverno. Os jogos possuem quatro modalidades fixas: Moto X, Rally, Skate e Bike BMX e atraem mais de 100 mil pessoas durantes os 4 dias de competição. Os jogos são considerados atualmente a Olimpíada dos esportes radicais, sendo referência em esportes de ação e a maior plataforma esportiva de comunicação com o público jovem no mundo, além de ser transmitido para mais de 192 países ao redor do mundo através dos canais ESPN.
Verônica Gomes
Assessoria de imprensa do dep. Eduardo Sciarra