Felipe Bornier apoia instalação de telhados verdes em condomínios

Deputado Felipe Bornier (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Felipe Bornier (SP) disse, nesta terça-feira (20), que ampliar as áreas verdes é uma das formas de melhorar a qualidade do ambiente urbano. Por isso, o parlamentar pretende apresentar parecer favorável  ao Projeto de Lei 1.703/11, que obriga os condomínios comerciais e residenciais com mais de três andares a instalar o chamado telhado verde, cobertura de vegetação que melhora o aspecto paisagístico, diminui o calor, reduz a demanda de ar condicionado e transforma o dióxido de carbono (CO2) em oxigênio (O2).

Bornier participou de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) que discutiu o assunto e ressaltou que a proposta já vem sendo discutida em alguns municípios, como Porto Alegre, onde a legislação já existe, e em outros países, como a Argentina. “Quase todos os municípios têm condições de implantar essa regra, mas isso só será possível com incentivo para instalação, tecnologia e hábitos sustentáveis”, explicou.

Renan Guimarães, secretário-executivo da Associação Tecnológica Verde Brasil, apontou adaptações ao projeto e sugeriu a elaboração de uma política nacional de infraestrutura verde urbana. “Essa política vai estabelecer princípios, objetivos e diretrizes que serão a base para construção de planos locais de infraestrutura verde, de acordo com a característica climática de cada um”, destacou.

“As sugestões apresentadas são válidas e importantes. Por isso, coloco-me à disposição para fazer uma mesa redonda com as partes interessadas de forma a construirmos um relatório de forma direcionada, positiva e, se possível, com acordo na sua totalidade”, concluiu Bornier.

Jaque Bassetto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *