Irajá Abreu defende florestamento das faixas laterais de rodovias

Deputado Irajá Abreu (TO) - Foto: Cláudio Araújo

Por meio de parceria público-privada, o vice-líder do PSD, deputado Irajá Abreu (TO) propôs o florestamento ou reflorestamento das faixas laterais das rodovias (PL 3.689/12). A medida foi aprovada, nesta quarta-feira (5), pela Comissão de Viação e Transporte (CVT).

Segundo o parlamentar, fomentar o florestamento traz melhorias aos condutores e ao meio ambiente. “Sem vegetação, essas áreas ficam sujeitas a erosão, que provoca o assoreamento e a contaminação dos cursos d’água. Isso pode causar deslizamentos comprometendo a segurança dos viajantes. Outro problema sério observado nessas áreas é a proliferação de gramíneas, que favorecem a ocorrência de incêndios, especialmente nas estações mais secas do ano.”

O texto propõe também que as áreas sejam florestadas, preferencialmente, com espécies nativas, exóticas ou frutíferas, em condições que contribuam para a segurança do trânsito, o controle de incêndios, a conservação da biodiversidade, o controle da erosão e a produção de alimentos. “Temos inúmeros benefícios, desde a conservação do material genético e da biodiversidade local, até a produção de frutas que poderão ser consumidas pela população da região.”

A proposta segue para análise das Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *