A cidade de Campo Grande (MS) passou a ser reconhecida como a Capital Nacional do Chamamé, estilo de música popular de origem guarani. A Lei 14.315, que confere o título, está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (29). O reconhecimento teve origem no Projeto de Lei 4528/19, de autoria do deputado Fábio Trad (MS).
O parlamentar afirma que a concessão do título é uma justa homenagem não só à comunidade campo-grandense, mas a todos aqueles que têm apreço pela arte musical.
“É a vitória da cultura sul-mato-grossense! Agradeço ao apoio do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e ao deputado Darci de Matos (PSD-SC), que relataram a matéria na Câmara e no Senado. Viva o Chamamé!”, comemorou Fábio Trad.
O estilo musical tem origem no nordeste da Argentina, nas províncias entre os Rios Paraná e Uruguai, região conhecida como “Mesopotâmia argentina”. No Brasil, popularizou-se no Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul. Também se espalhou para o Paraguai e o Uruguai.
O senador Nelsinho Trad esclareceu que o nome do gênero vem da língua dos povos guaranis e significa “improvisação”. O chamamé é tocado, tradicionalmente, com violões e bandoneon, e é acompanhado por dança.
Renata Tôrres, com informações da Agência Senado