O segundo vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Faria (RN), recebeu, na tarde desta terça-feira (10), a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner, acompanhada dos ex-presidentes da entidade Omar Lupi, Marcelo Arnone e Arnóbio Pacheco. Entre os temas debatidos, a ampliação do fornecimento gratuito de medicamentos para o tratamento das vítimas de psoríase.
“A continuidade do tratamento permitirá qualidade de vida aos pacientes dessa doença que é crônica, mas pode ser controlada. Vamos discutir esse pleito aqui na Casa e encaminhar uma indicação para que o Ministério da Saúde avalie a possibilidade desse atendimento. Um pleito justo, que visa ampliar o acesso à saúde pública da população de baixa renda”, disse o parlamentar.
A psoríase geralmente aparece na fase adulta e, a partir da primeira manifestação, tende a se repetir. O tratamento, em geral, consiste em intervenções agudas durante o surgimento das lesões e um acompanhamento contínuo do dermatologista. Os remédios evoluíram nas últimas décadas. Hoje, de acordo com o dermatologista Marcelo Arnone, especialista na doença, há medicamentos biológicos que surtem efeito em quadros graves, além de cremes bastante eficazes.
Da Assessoria