Em reunião na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, nessa quarta-feira (25), o deputado Evandro Roman (PR) reiterou seu apoio à causa e se comprometeu em atuar para o fortalecimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) . “O trabalho dessas entidades é fantástico, pois oferece atenção, educação e cuidado para todas as pessoas com deficiência. É um privilégio poder contribuir politicamente e socialmente para um trabalho tão especial”, afirmou.
Evandro destacou, ainda, o projeto chamado “Apaexonados por futebol”, criado em sua gestão como secretário de Esporte do Paraná. Segundo ele, iniciado em 2012, o programa consiste na organização de jogos de futebol com a participação de grandes ídolos da área e lucro revertido em prol das Apaes. “É uma ação que se mantém até hoje e marcou a união do esporte com todas as pessoas envolvidas na causa”, ressaltou.
O colegiado é responsável por analisar todas as matérias relativas às pessoas com deficiência; ao recebimento, avaliação e investigação de denúncias, ameaça ou violação dos direitos dessas pessoas; pesquisas e estudos científicos, inclusive aqueles que utilizam células-tronco, entre outros temas.
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) também integra a comissão.
Renata Guimarães