Evandro Roman pede aprovação da PEC das terras indígenas

Deputado Evandro Roman (PR) - Foto: Gustavo Lyra

O deputado Evandro Roman (PR) fez uso da tribuna, nesta quarta-feira (4), para reivindicar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que submete ao Congresso Nacional a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas no país. “Só assim poderemos assegurar os direitos dos índios e dos não índios de forma democrática”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a Fundação Nacional do Índio (Funai) está preparando mais uma demarcação de terras indígenas no Paraná, além dos processos em andamento em Guaíra e Terra Roxa, com a consequente expulsão de dezenas de milhares de pequenos proprietários. “A indignação e a revolta tomam conta da população porque não há razões objetivas para que a região possa ser transformada em território indígena”, destacou Roman.

Roman destacou também que conversou com o presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, Ricardo Sílvio Chapla. “Ele relatou a tensão vivida pelos produtores rurais, que podem ser expulsos de suas propriedades e ficar sem fontes para sobrevivência, provenientes da produção agrícola.”

Para o deputado, é preciso deixar claro que tanto os parlamentares quanto os agricultores entendem que a demarcação das terras indígenas é um dos pilares da política indigenista adotada pelo Estado brasileiro. “O que não se pode aceitar são os exageros e absurdos que se cometem em nome desse direito dos povos indígenas, com desprezo dos de outra parcela da população brasileira. É incontestável o direito do cidadão de ter sua propriedade rural”, concluiu.

Renata Guimarães

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *