A Câmara lançou nesta quarta-feira (3) a Frente Parlamentar do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O colegiado atuará em favor dos interesses comerciais e tecnológicos dos cinco países. O deputado Evandro Roman (PR) foi escolhido para o cargo de secretário-geral da frente.
O grupo é formado por países que mantém relação comercial bilateral com o Brasil. Hoje, 50% de toda a soja produzida no País é vendida para a China, por exemplo. Evandro Roman fez questão de lembrar que o mercado de exportação é importante fator de desenvolvimento, e alertou para situações que podem afetar o campo comercial.
“Não podemos deixar que a ideologia ou qualquer tipo de fundamentalismo afete e economia. O Brasil tem vocação de produzir alimento para o mundo. Não podemos nos pautar por questões ideológicas, e sim explorar essa capacidade de intercâmbio comercial”, ressaltou.
Roman disse ainda que, como membro da frente parlamentar, quer estreitar as relações e favorecer o produtor do Paraná. “Nosso estado representa 2,3% de todo o território nacional e é o maior produtor de alimento por metro quadrado. Temos condições de melhorar ainda mais, já que muitas pastagens degradadas podem ser utilizadas para isso sem ser necessário derrubar uma árvore sequer.”
O Brasil assumiu em 2019 a direção do Brics, seguindo o revezamento anual entre os países integrantes do grupo. Em 2018, a África do Sul tinha a liderança.
Renan Bortoletto