O deputado Evandro Roman (PR) afirmou, nesta terça-feira (18), em audiência pública que debateu a proposta que altera a Lei de Proteção de Cultivares (PL 827/15), que a indústria de alimentos precisa ampliar seu leque de exploração no país.
Para ele, é necessário investir na produção de cultivares que ainda são pouco conhecidos na cozinha e no dia a dia da população brasileira. “Não temos hoje uma cultura forte de exploração dos nossos produtos. É um trabalho que requer tempo, mas que precisa ser mais aprofundado.”
Para isso, Roman enfatizou a necessidade de mais investimentos direcionados. “Somos atualmente o 11º país no mundo que mais investe em pesquisas de um modo geral. Mas quando falamos em inovação, somos apenas o 68º. O dinheiro que aplicamos não dá o retorno que merecemos.”
O professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Derly José Henriques da Silva, elencou uma série de plantas benéficas ao ser humano, mas que ainda carecem de melhor estudo. Entre elas, a araruta, a serralha, o almeirão-de-árvore, a azedinha, a beldroega e a bentalha.
“A serralha, embora amarga, pode ser servida como salada. É rica em vitaminas, betacaroteno, e ajuda a diminuir os índices de colesterol no sangue. Assim como ela, temos uma série de outras plantas que podem contribuir muito para a nossa saúde”, ressaltou.
Renan Bortoletto