Discutir a atuação dos profissionais formados em educação física e propor iniciativas que possam endossar positivamente o Plano Nacional do Desporto foi o objetivo da audiência pública realizada, nesta quinta-feira (11), pela Comissão de Esporte (CESPO).
O relator da proposta, deputado Evandro Roman (PR), afirmou que dará prioridade à formação escolar e à iniciação ao esporte. O parlamentar destacou, porém, que o trabalho deve estar sempre sob a tutela acadêmica.
“Nosso desafio com esse plano é investir na formação esportiva escolar. Quando uma criança está crescendo precisa de um profissional da área de educação física que entenda da psicomotricidade, saiba desenvolver a parte motora e tenha a leitura do estágio e crescimento biológico desse aluno. E isso, apenas um profissional capacitado pode oferecer.”
A vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Iguatemy Maria de Lucena Martins, defendeu a atuação dos profissionais diplomados. “Não podemos retroceder e aceitar profissionais sem diploma. Os conselhos já não estão mais registrando quem não tem uma faculdade, nem mesmo os chamados provisionados”, explicou.
Já para o deputado Fábio Mitidieri (SE), nem sempre o conhecimento técnico é superior ao prático. O parlamentar fez menção a profissionais capacitados que não possuem formação acadêmica, mas desenvolvem trabalhos importantes.
“Na base, na iniciação esportiva, não tenho dúvida que são necessários profissionais formados. Mas quando falamos em atletas de alto rendimento, muitos deles são descobertos e treinados por técnicos que vivenciaram o esporte, que têm conhecimento prático. Acredito que é possível juntar isso tudo, a exemplo de equipes que contam com o conhecedor e o profissional.”
Roman ressaltou ainda que um dos objetivos do plano é que a criança crie o hábito de praticar algum exercício físico. “Naturalmente, detectaríamos o talento genético, a habilidade de cada um. A universidade não forma ninguém, ela aponta caminhos e vai do profissional conseguir um bom posto de trabalho.”
Renan Bortoletto