Estágio-Participação busca democratizar visita de jovens ao Congresso

Deputado Felipe Bornier (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Felipe Bornier (RJ) – Fotos: Cláudio Araújo

Sob a coordenação do deputado Felipe Bornier (RJ), a Segunda Secretaria lançou, nesta quinta-feira (9), o programa Estágio-Participação. Durante uma semana, 40 candidatos (20 homens e 20 mulheres) que obtiverem melhor desempenho no quiz, disponível no site da Câmara, vão conhecer como funciona o Parlamento brasileiro. Na primeira edição as perguntas serão sobre reforma política e processo legislativo. O estágio terá início em 17 de agosto.

Bornier afirmou que o programa vai trazer, de forma democrática, a juventude para conhecer com mais profundidade o funcionamento do Poder Legislativo. “É uma responsabilidade muito grande estar à frente da Segunda Secretaria representando o PSD. Tenho orgulho de participar de um partido que pensa na juventude, que traz os jovens para perto para conscientizá-los sobre as votações que muitas vezes influenciam na vida deles. Deixo meu convite aos jovens universitários para que participem. Vamos construir um Brasil melhor e mais justo.”

Deputado Rogério Rosso (DF)

Deputado Rogério Rosso (DF)

O líder do partido, deputado Rogério Rosso (DF), prestigiou o evento e disse que a iniciativa vai ao encontro dos interesses da sigla.  “Abrir o Parlamento para os jovens dessa forma é uma ação inovadora. A Câmara, além de ser o palco dos debates nacionais, onde acontece o processo legislativo do Brasil, dá a oportunidade para compartilhamento de todo esse acervo. O PSD tem essa característica criativa por ser uma legenda nova e que está a serviço do Brasil. Muito nos honra o trabalho dos parlamentares da bancada.”

A estudante Fernanda da Silva, da Universidade Estácio de Sá (MG), avaliou que o programa é mais acessível que o Estágio-Visita (onde cada deputado indica três estudantes de seu estado e que agrega conhecimentos teóricos e práticos aos estudantes. quiz é criativo porque democratiza a oportunidade. Dessa forma qualquer jovem estudante brasileiro pode participar das ações legislativas de forma direta, aumentando muito seus conhecimentos.”

Bornier ainda divulgou a criação do programa #Ocupação, em parceria com a TV Câmara, que será um canal de debates entre jovens e congressistas. A bancada do PSD também prestigiou o evento.

Carola Ribeiro

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *