De acordo com Osmar Serraglio, presidente interino ‘invadiu’ a competência exclusiva da Mesa Diretora ao decidir monocraticamente pela anulação da sessão que autorizou a abertura de processo de impeachment; líderes de 14 partidos também devem convocar sessão para anular decisão
BRASÍLIA – O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), defendeu nesta segunda-feira, 9, que a Mesa Diretora casse o ato do presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou a sessão em que a Câmara aprovou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
De acordo com Serraglio, Maranhão “invadiu” a competência exclusiva da Mesa Diretora ao decidir monocraticamente pela anulação da sessão. O presidente da CCJ afirma que o certo seria o deputado do PP ter submetido sua decisão aos outros integrantes da Mesa. “A Mesa pode se reunir extraordinariamente e cassar a decisão. Ele invadiu a competência da Mesa Diretora”, afirmou.
O 1º secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), informou que a Mesa Diretora deve se reunir nesta terça-feira, 10, para tratar da decisão de Maranhão. Segundo ele, o objetivo do encontro é chamar Maranhão para discutir maneiras de ele revogar o ato. O parlamentar paulista disse que é preciso “convencer” Maranhão a seguir as regras da Casa.
Sessão extraordinária. Líderes de pelo menos 14 partidos da Câmara comunicaram também que vão pedir a convocação de sessão extraordinária para votar em plenário um recurso que derruba o ato de Maranhão. Entre os 14 partidos, estão PTB, PRB, PPS, Solidariedade, PSB, PSC, PP, PTN, PSDB, DEM e PHS.
De acordo com o deputado Indio da Costa (PSD-RJ), os líderes dos 14 partidos já representam a maioria dos 513 deputados para pedir a convocação da sessão extraordinária. Oparlamentar fluminense lembra que o colégio de líderes tem esse poder de solicitar a convocação dessa sessão. Segundo Costa, a ideia é já realizar a votação no plenário nesta terça-feira, com o recurso contra o ato de Waldir Maranhão como pauta única.
Líderes desses 14 partidos também soltaram nota em que não reconhecem a legitimidade da decisão do presidente interino da Câmara. “Trata-se de decisão absolutamente estapafúrdia, ilegal, abusiva e teratológica”, dizem. Para as lideranças, o ato de Maranhão “demonstra uma tentativa vã do governo de interferir em assuntos internos do legislativo, buscando desesperadamente a anulação de um ato legítimo da Câmara”.
Repercussão na internet da decisão de Waldir MaranhãoPara tudo!
Como era de se esperar, após a decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que acatou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e anulou o processo de impeachment de Dilma Rousseff, nesta segunda-feira, 9, uma profusão de memes e reações veio à tona na internet. Não importa se contra ou a favor, a piada corre solta. Confira:
Como era de se esperar, após a decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), que acatou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e anulou o processo de impeachment de Dilma Rousseff, nesta segunda-feira, 9, uma profusão de memes e reações veio à tona na internet. Não importa se contra ou a favor, a piada corre solta. Confira:Há quem acredite que a decisão já estava escrita nas estrelas. Sabe aquela história que, quando uma pessoa quer muito que algo aconteça, os astros conspiram a favor? Pois é. Não foi o Waldir, e sim, Júpiter Crendices à parte, o fato é que Dilma Rousseff está mais viva e acordada do que nuncaA mandatária está rindo à toa e curtindo o momento como uma diva popAté a bizarra cena que ocorreu no concurso Miss Universo foi retomada pelos internautas. Calma, Temer, a coroa ainda é da DilmaOs apoiadores da presidente da república enxergam até flores em Waldir MaranhãoEnquanto isso, na frente da Fiesp, manifestantes vestidos com a camisa da seleção brasileira de futebol lamentamTemer ou Aécio, tanto faz. O destino é ser viceO processo de impeachment virou, mesmo, uma festa. Dessas com trilha sonora controversaA Polícia Federal que já prepare as impressoras. Essa história vai fazer inveja a qualquer roteirista de ficção
Igor Gadelha – O Estado de S.Paulo