Presidida pelo deputado Roberto Santiago (SP), a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) da Câmara realizou audiência pública nesta terça-feira (9) para discutir a possível invasão tanto de engenheiros como de empresas de engenharia em território nacional divulgada recentemente em alguns meios de comunicação. Ao final, chegou-se à conclusão de que os dados divulgados não correspondem à realidade.
“Ao contrário do que foi publicado recentemente, existe um controle rigoroso por parte do Governo no que se refere à entrada dessas pessoas no Brasil”, afirmou Santiago. Segundo o parlamentar, no ano passado, apenas 65 engenheiros começaram a trabalhar no país em um universo de mais de 1 milhão desses profissionais brasileiros. “Portanto, não é um número significativo”, constatou.
Em contrapartida, Santiago pontuou que 450 engenheiros brasileiros estão na lista de espera para serem admitidos em Portugal.
Participaram da audiência o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia, José Roberto Bernasconi; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, Francisco Yutaka Kurimori; o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, José Tadeu da Silva e Rinaldo Gonçalves, representando o presidente do Conselho de Imigração do Ministério do Trabalho.
Hélio Oliveira