O projeto de Lei 2.043/11, de autoria do deputado Ricardo Izar (SP), que regulamenta a profissão de paisagista, ganhou apoio nesta quarta-feira (02). Os presidentes da Associação Nacional de Paisagismo (ANP), João Jadão, e da Comissão para a Regulamentação da Profissão de Paisagista, Eliana Azevedo, manifestaram posição favorável à proposta em visita à Liderança do PSD.
“Esse projeto mostra a importância que desses profissionais no Brasil e no mundo. Vamos regulamentar a atividade e fazer com que os paisagistas sejam mais capacitados para exercer sua profissão”, afirmou Jadão.
Izar agradeceu o apoio. Ele explicou que o projeto já foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara e que ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, Trabalho e de Constituição e Justiça e de Cidadania. “Espero que em um ou dois anos a profissão já esteja regulamentada. Não podemos mais admitir essa reserva de mercado no Brasil. Este projeto vai permitir aos que fizeram curso, faculdade, a possibilidade de exercer a função corretamente”.
Pelo texto, o exercício somente será permitido aos graduados em paisagismo, arquitetura da paisagem ou composição paisagística. Eliana Azevedo lembrou o papel da categoria para promover a sustentabilidade. “O paisagista já é reconhecido no mundo como uma das profissões mais importantes para minimizar os efeitos das mudanças climáticas”.
Luís Lourenço
1 Comentários