Em reunião com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, nesta segunda (7), o deputado federal Joaquim Passarinho (PA), solicitou o envio de tropas da Força Nacional ao Pará. O pedido já havia sido feito pelo governo do estado após ação de criminosos, supostamente envolvidos com milícias, resultarem na morte de cidadãos, entre eles um policial militar.
“Precisamos frear a crescente violência no estado do Pará”, disse Passarinho. Segundo o Atlas da Violência 2018, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Pará é o quarto estado mais violento do país, perdendo para Rio Grande do Norte (53,2), Alagoas (54,2) e Sergipe (64,7). A taxa de homicídios em 2016 era de 50,8 por 100 mil habitantes.
Passarinho e Moro aproveitaram o encontro para tratar de assuntos do Legislativo. “Reafirmei meu compromisso de combater a corrupção”, enfatizou o deputado federal. De acordo com o ministro, a expectativa é encaminhar ao Congresso Nacional, ainda no início dos trabalhos legislativos, um novo pacote de medidas para barrar também o crime organizado.
Em 2016, deputado Joaquim Passarinho presidiu a Comissão Especial que analisou o projeto de lei que reuniu medidas de combate a corrupção. Antes de ser aprovada no plenário da Câmara, a proposta sugerida pelo Ministério Público Federal reuniu dois milhões de assinaturas, sofreu modificações e aguarda análise do Senado.
Diane Lourenço