O deputado Eliene Lima (MT) utilizou a tribuna, nesta quinta-feira (3), para destacar a importância do ensino técnico para os jovens. O parlamentar, que é professor e já atuou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso [antiga Escola Técnica Federal], reforçou os benefícios que os cursos profissionalizantes proporcionam. “Como professor posso dizer que, ao fazer um curso desse tipo, o jovem cresce profissionalmente e passa a ter uma perspectiva melhor de futuro, além da autoestima elevada”.
Segundo o parlamentar, pesquisa realizada pela revista Veja aponta que o percentual de alunos do ensino médio matriculados em cursos técnicos está abaixo da estatística mundial. “O estudo mostrou que no Chile 37% dos jovens fazem curso profissionalizante; na China, 42%; na Alemanha 53%; e no Brasil o número corresponde a 9%”.
Eliene ressaltou a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para estimular a busca por uma área de atuação técnica. “Parabenizo o ex-presidente Lula e a presidente Dilma, pois vejo a clara mudança, por parte do governo, em estimular os jovens a se profissionalizarem, mas é preciso fortalecer nossos institutos federais, e dar mais valor aos servidores e professores. É necessário fazer uma campanha nas escolas de ensino fundamental e médio para esclarecer que um bom técnico pode ganhar mais do que um graduado”, finalizou.
Carola Ribeiro