O deputado Eliene Lima (MT) fez apelo ao plenário da Câmara, hoje (2), para que seja criada Comissão Especial para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que diz respeito à definição da ampliação e à demarcação de terras indígenas.
“Nós temos um conflito em vários estados do Brasil. Em Mato Grosso, na cidade de Luciara, há novamente uma polêmica. Nós sabemos que, por meio de ONGs e de interesses internacionais, está havendo um direcionamento de terras que muitas vezes nem os próprios índios estão procurando, mas querem ali ocupar por interesse na questão mineral, visando atrapalhar o Brasil”, disse Eliene.
Apensada à PEC 215/00 está a PEC 37/07, de autoria do deputado. “Peço que minha proposta também seja encaminhada pela Comissão Especial”.
Fome no mundo
Eliene aproveitou o discurso para registrar que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) realizou nesta última terça-feira (1), no Palácio do Planalto, cerimônia de abertura das atividades do Dia Mundial da Alimentação 2013, cujo tema deste ano é Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição.
Segundo ele, o objetivo é chamar atenção para as questões relacionadas com a produção de alimentos e ampliar a consciência social sobre o problema da fome no mundo.
Para marcar o início dessas atividades, a FAO, em parceria com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), realiza essa ação com a participação de conselheiros do Consea e diferentes atores sociais ligados à temática do combate à fome e promoção de segurança alimentar e nutricional.
Verônica Gomes
1 Comentários