Nessa quarta-feira (2), em plenário, o deputado Eliene Lima (MT) defendeu os consórcios como facilitadores na aquisição de bens e serviços. Ele declarou que, segundo a Rodobens Consórcio [da área automobilística], em Mato Grosso, houve um aumento de 39% no total de cotas vendidas em 2014. De acordo com o parlamentar, foram vendidas 157 cotas em fevereiro deste ano, enquanto no mesmo período de 2013, foram 117.
“Diante da alta da inflação e do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), fatores que exigem maior planejamento na hora da compra, percebemos que os consumidores tem aderido cada vez mais ao sistema de consórcios, em especial para automóveis”.
Segundo ele, a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac) confirma a expansão, a partir de relatório divulgado neste mês (abril), que registrou o recorde de 5,7 milhões de participantes. “As vendas de novas cotas chegaram a R$ 2,5 milhões e as contemplações acumularam R$ 1,26 milhão no ano passado. A associação afirma que o setor gerou aproximadamente cem mil empregos em 2013”, comemorou.
Eliene registrou também a instalação da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem e informou que pretende acompanhar o projeto de rotas de escoamento da safra do Mato Grosso de grãos para o mercado internacional.
“Estão previstas três novas ferrovias, sendo a mais importante, a paralela à BR-163, região que concentra a maior produção de milho e soja do Estado e, consequentemente, do país. As maiores empresas (Amaggi, Cargill, Bunge e Dreyfus) estão unidas por esse objetivo. Nossa expetativa é que as exportações atinjam 70 milhões de toneladas até 2020”, finalizou.
Carola Ribeiro