Eliene Lima cobra mais autonomia na apreciação de propostas

Em plenário, nesta quinta-feira (20), o deputado Eliene Lima (MT) criticou o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto que permitiria a criação, desmembramento e fusão de municípios (Projeto de Lei Complementar 416/08). Eliene explicou que Dilma havia feito um acordo com o Legislativo e descumpriu. Ele cobrou mais independência do parlamento na apreciação das propostas.

“Depois que ela vetou, surpreendentemente fomos pegos numa articulação para não votar a derrubada do veto. Temos que entender que a Câmara e o Senado precisam de autonomia em suas ações. Medidas como esta são extremamente importantes para o preenchimento de vazios demográficos. Em algumas regiões do país, por exemplo, entre as cidades de Colniza e Machadinho. Viaja-se cerca de 400 km, e nesse trecho existe uma comunidade, Guaíba, que teria melhor estrutura e apoio”, explicou o deputado.

Na oportunidade, Eliene registrou as dificuldades do setor sucroalcooleiro. “Na cidade de Jaciara (MT), já foi fechada a usina que ali funcionava. Em Denise e Nova Olímpia, a Usina Itamarati tem causado um caos social em função da política do etanol, que tem sido massacrada pelo subsídio da gasolina. Temos alternativas como a energia da biomassa, que pode ser um socorro através do bagaço da cana. Porém, é preciso um leilão específico para poder salvar essas cidades e empresas que estão nesse setor”, analisou.

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *