Eleuses quer explicações sobre critérios adotados no Mais Médicos

Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, foram convidados a comparecer na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) para prestar esclarecimentos sobre os critérios estabelecidos para a vinda de médicos estrangeiros ao Brasil. Os requerimentos de autoria conjunta dos deputados Eleuses Paiva (SP), vice-líder do PSD, e Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), foram aprovados na quarta-feira (7).

Eleuses destacou que os requerimentos de convocação foram transformados em convite depois que os ministros propuseram a data de comparecimento. Segundo o parlamentar, a tentativa de trazê-los à Câmara ocorreu quando iniciaram os primeiros rumores na imprensa da importação de médicos. “Queríamos saber quais os critérios para essa decisão e se realmente tudo isso era verdadeiro. Porém, os ministros conseguiram evitar essa iniciativa, a comissão ficou sem funcionar praticamente um mês e, agora, depois da MP publicada eles aceitaram vir. O mínimo que esperamos é o cumprimento dessas datas”, justificou.

O parlamentar salienta que além dos esclarecimentos sobre a vinda dos médicos estrangeiros ao país outro ponto a ser discutido será a perda de R$ 17 bilhões durante o exercício de 2012 que deveriam ser utilizados no setor da saúde. “Deste montante, R$ 8,3 bilhões foram empenhados e não processados. Esta falta de investimentos sobrecarrega as prefeituras e sacrifica o povo, que paga altos impostos e não é atendido em suas necessidades básicas. Então, queremos saber porque quase 20% do orçamento da saúde não foi executado”.

O ministro Antonio Patriota estará na Comissão no próximo dia 14. Já Alexandre Padilha comparecerá no dia 21/8.

Jaque Bassetto

Assuntos:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *