Eleuses pede regulamentação para uso de medicamentos com canabidiol

Deputado Eleuses Paiva (SP) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Eleuses Paiva (SP), vice-líder do PSD, defendeu a regulamentação do canabidiol, para uso medicinal e terapêutico, em audiência pública realizada na Comissão de Seguridade Social e Família, nesta terça-feira (18). Segundo o deputado, é preciso romper os preconceitos em relação ao uso medicinal da substância que, de acordo com estudos recentes, possui fortes evidências de ser eficaz como ansiolítico, antipsicótico, neuroprotetor e anti-inflamatório, além de atuar no combate ao distúrbio do sono.

Conhecida como CDB, a substância está presente na folha da Cannabis sativa, a maconha. De acordo com pesquisadores, não causa efeitos psicoativos ou dependência. “Esse debate deve chegar a um consenso que irá ajudar a medicina a salvar vidas, aliviar dores e criar uma nova perspectiva às pessoas que precisam dessa substância”, afirmou Eleuses.

Segundo o parlamentar, há vários derivados do ópio que já são utilizados na medicina com sucesso, como a morfina e o demerol. “Da mesma forma, o canabidiol, quando utilizado em prol do paciente com doses corretas e indicações próprias, representará um grande avanço”, reiterou.

No Brasil, ainda não há regulamentação para o uso medicinal da planta, e na prática não há regras claras para definir em que condições ela pode ser manipulada. Porém, pacientes brasileiros lutam para conseguir liminares na justiça que permitam importar e utilizar o medicamento.

Renata Guimarães

Assuntos:

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *