O deputado Eleuses Paiva (SP), vice-líder do PSD, enfatizou, nesta terça-feira (25), em audiência pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), a necessidade de realização do exame de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Sei que a mamografia não dá cem por cento do diagnóstico, mas quando você faz o exame como rastreamento, ele orienta qual população deve ser investigada”, ressaltou.
O colegiado discutiu, a pedido do parlamentar, a aplicação da Portaria 1.253/13, do Ministério da Saúde, que trata sobre procedimentos e diagnósticos para investigação do câncer de mama e limita a realização do exame para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.
O parlamentar explicou que, atualmente, as principais causas de morte no Brasil são as doenças cardiovasculares, seguida das oncológicas. Sendo que entre as mulheres, prevalece o câncer de mama. Só em 2011, segundo ele, a doença matou mais de 13 mil mulheres. “Uma das razões é o diagnóstico em estágio avançado”.
Apesar de a incidência da doença ser maior a partir dos 50 anos, Eleuses argumentou que a redução da idade para acesso ao exame é fundamental. “Joi constatado que cerca de 12% das pacientes hoje em tratamento, possuem entre 40 e 49 anos e só as que possuem melhores condições financeiras conseguem ter acesso à mamografia. O índice de mortalidade é muito alto e isso nos deixa preocupados”, concluiu.
Danielle Marques