Com mais de três milhões dos votos válidos, 538 candidatos do PSD comandarão prefeituras de todo o país, a partir de janeiro de 2017. O resultado divulgados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consolida o partido como terceira maior sigla nacional, nestas eleições, ficando atrás apenas do PSDB e do PMDB. A legenda cresceu 8,9%, se comparado às 495 prefeituras conquistadas em 2012.
“O PSD sai muito fortalecido dessas eleições. Mesmo sendo muito jovem, vejo essa votação expressiva como reflexo dos bons quadros, com projetos modernos e gestões consistentes que temos desenvolvido tanto nos poderes legislativos quanto nos mandatos e cargos do Executivo”, declarou Gilberto Kassab, presidente de honra do PSD e atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Diversos veículos da imprensa destacaram o crescimento da sigla. O jornal O Globo, por exemplo, publicou que “com 10% dos municípios, o PSD torna-se mais atraente para [a candidatura] de presidenciáveis”, em referência à possibilidade da indicação de Gilberto Kassab para presidente, em 2018.
Carola Ribeiro