O deputado Dr. Luiz Fernando (AM) afirmou nessa quinta-feira (4) que, inicialmente, é contra a proposta do plebiscito para a reforma política enviado pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional. De acordo com o parlamentar, não há tempo hábil para informar a população sobre os possíveis temas que serão questionados.
“A população não está preparada para tomar uma decisão tão importante, já que a maioria dos cidadãos não tem conhecimento aprofundado sobre temas tão complexos, como sistema eleitoral, financiamento público de campanha, dentre outros”, salientou.
Para o deputado, não é isso que a sociedade brasileira está reivindicando com as manifestações. Em sua avaliação, o povo pede por investimentos imediatos na saúde, educação e transporte público. Dr. Luiz Fernando enfatiza que os gastos com a realização de um plebiscito, neste momento, são totalmente inviáveis.
“Só no meu estado serão gastos cerca de 11 milhões de reais, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Uma despesa dessas é desnecessária em um momento em que se reivindicam melhorias em tantos setores. Entendo que a presidente Dilma teve boa intenção ao sugerir um plebiscito, mas não sei se é o ideal agora”, observou.
Ainda segundo o parlamentar, uma comissão destinada a analisar a convocação do plebiscito para a reforma política será instalada na Câmara no próximo dia 9 de julho. Os resultados devem ser apresentados em até 90 dias.
Danielle Marques