
Deputado Diego Coronel (PSD-BA). Foto: Cláudio Araújo.
O deputado Diego Coronel (PSD-BA) é o novo corregedor da Câmara dos Deputados. Ele substituirá o deputado Domingos Neto (PSD-CE), que ocupava o cargo até agora.
O parlamentar baiano foi indicado ao cargo pelo líder do PSD na Câmara, Antonio Brito, e teve a nomeação foi oficializada pelo presidente da Casa, deputado Hugo Motta, nesta quarta-feira (09).
“Agradeço ao presidente Gilberto Kassab, ao líder Antonio Brito (PSD-BA), ao deputado Domingos Neto (PSD-CE) que esteve à frente da Corregedoria por dois anos e à todos da bancada do meu partido, o PSD, pela indicação do meu nome. A Corregedoria tem um papel estratégico na Câmara e espero cumprir a missão de fazer um grande trabalho”, disse Diego.
Ele está no primeiro mandato como deputado federal. Já foi deputado estadual e prefeito da cidade de Coração de Maria, no interior da Bahia. Na Câmara, ocupou a vice-presidência da Comissão de Turismo em 2024.
Atribuições
A Corregedoria Parlamentar é responsável pela análise de processos disciplinares motivados por representações contra deputados federais por quebra de decoro parlamentar.
Também é papel da Corregedoria lidar com processos que possam levar à cassação de mandato, seja por perda ou suspensão dos direitos políticos, seja por decisão da Justiça Eleitoral, conforme previsto na Constituição Federal.
Muito além de um cargo técnico, a função tem grande relevância política e institucional, por representar a garantia do respeito às regras democráticas, ao equilíbrio das relações internas e à credibilidade do Poder Legislativo perante a sociedade.
Da Liderança do PSD na Câmara