O deputado Onofre Santo Agostini (SC), subiu à tribuna nessa segunda-feira (29), para destacar a importância da aprovação do Projeto de Lei 5237/2013 apresentado por ele e pelos deputados Arolde de Oliveira (RJ) e Geraldo Thadeu (MG). O PL defende a proibição da entrada de agentes estrangeiros que tenham cometido crimes de corrupção e contra a administração pública internacional.
“O alvo da medida são pessoas já condenadas, mas que, por fuga ou qualquer outro motivo, tenham deixado de cumprir a sentença a que deveriam estar submetidos. É inadmissível que o Brasil aceite agentes políticos que tenham cometido crimes”, disse Onofre.
Segundo o parlamentar, a medida veda a entrada em todo o território nacional não só dos agentes, mas também dos associados que tenham participado das ações de corrupção e malversação de recursos públicos. “Isso evita que laranjas dos agentes criminosos possam entrar no Brasil para escapar das autoridades de seus países de origem, lavar dinheiro ou usufruir de vantagens no estrangeiro”.
Carola Ribeiro